Estruturas metálicas garantem vãos maiores na arquitetura

grandes vãos com estruturas metálicas

Obras construídas com estruturas metálicas conseguem ter vãos maiores, o que traz modernidade ao projeto. Aliás, grandes vãos são apontados como desafiadores das leis estruturais e muito falados na arquitetura moderna, mas você sabe o que significam? Vão é, basicamente, a distância livre entre dois pontos de apoio em uma estrutura, ou seja, o espaço ininterrupto entre pilares da trama de sustentação de uma edificação.

Grandes vãos são fundamentais em locais que, esteticamente ou usualmente, não permitem a presença de pilares. Em residências de alto padrão, por exemplo, vãos maiores que 10 metros conferem elegância, amplitude, melhoram a ventilação e iluminação, devido à redução de corredores e divisórias, sendo geralmente empregados em áreas de uso comum. Também em garagens, tanto de residências quanto de edifícios, são muito úteis para projetar espaços maiores permitindo que seus usuários possam manobrar veículos sem dificuldade.

Projetos arquitetônicos com grandes vãos chamam a atenção pela beleza marcante e única, o que reforça sua identidade visual e agrega valor ao imóvel. Mas o efeito estético não é a única coisa valorizada em residências que empregam esse recurso. Vãos maiores permitem, por exemplo, integrar áreas internas e externas criando uma conexão com os ambientes, o que proporciona uma incrível sensação de bem-estar aos moradores. Também conferem um melhor aproveitamento dos ambientes quanto à disposição de móveis e objetos, circulação de pessoas e até custos mais baixos.

Isso porque a grande redução de pilares e vigas de apoio, bem como ao uso de materiais mais leves e resistentes, como o aço, acabam sendo fatores determinantes para uma obra com um custo reduzido ao semelhante àquelas que utilizam meios construtivos tradicionais, como o concreto armado, além da eliminação de resíduos e desperdício de materiais.

Principais desafios dos grandes vãos

Mas para conseguir dar vida a projetos que contemplam grandes vãos, é preciso o uso engenhoso de materiais e técnicas capazes de vencer esse trabalhoso desafio proposto ao sistema estrutural de uma obra. Portanto, o projetista deve analisar, com muito cuidado, questões como:

  • Esforços que recairão sobre a estrutura ao longo de sua vida útil
  • Deformações máximas admissíveis
  • Materiais ideias e suas aplicações a fim de garantir segurança e boa relação custo-benefício
  • Sistema de contraventamento bem elaborado, ou seja, um sistema de proteção da construção contra a ação do vento.

Grandes Vãos com Estruturas Metálicas

Uma das soluções para projetos com grandes vãos é o uso do sistema de Estruturas Metálicas. Antes utilizada principalmente em barracões comerciais e industriais, esse tipo de construção vem sendo empregado, cada vez mais, em residências brasileiras. É sim uma tendência, inclusive apontada pelo Instituto Brasileiro do Desenvolvimento da Arquitetura.

Muito usado e consolidado na construção residencial nos Estados Unidos e na Europa, esse sistema tem muito a ganhar com a redução de fundação, tempo de obra, além, é claro, de permitir vãos bem maiores do que as construções em concreto armado. São várias as vantagens das Estruturas Metálicas na utilização dos grandes vãos. Abaixo conheça 5 delas: