FIBRAS PARA CONCRETO ESTÃO EM ALTA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Fibras para concreto estão sendo cada vez mais empregadas na Construção Civil, assim como os estudos para o avanço de suas aplicabilidades, trazendo diversas vantagens e economia à obra.
A busca por tecnologias que melhorem as características do concreto não é algo novo, muito pelo contrário, como você já deve saber. O desenvolvimento de pesquisas tornou os aditivos, que compõem o concreto, cada vez mais eficientes e fez com que o material ganhasse status de essencial no ramo da Construção Civil, não é mesmo? E você sabia que a história do concreto é longa, com início há quase 2 milênios, tendo seu primeiro registro oficial em 1.700?
Pois é. A utilização de fibras para reforçar o concreto também não é, necessariamente, uma tecnologia nova, como muitos podem pensar. Mas o seu uso é crescente na Construção Civil e um dos que mais se destacam. O objetivo é claro: amentar algumas características do material, como resistência aos esforços de tração, trabalhabilidade, tenacidade e controle de fissuração, tudo isso com mais praticidade e economia.
Fabricadas em diversos materiais, diâmetros e comprimentos, podem ser adicionadas em qualquer tipo de concreto. Elas, inclusive, podem ser combinadas para atender as mais diversas finalidades. Antes, o emprego das fibras se dava apenas para evitar a retração ou reforçar a resistência mecânica. Aos poucos, novas aplicações foram incorporadas, como a resistência do concreto a altas temperaturas, por exemplo.
VANTAGENS DAS FIBRAS PARA CONCRETO
O interessante da aplicação das fibras é que ela acontece de forma bem mais simples do que a montagem e instalação das armaduras convencionais, embora ainda não as substituem totalmente. A receita parece fácil, pois basta adicionar as fibras ao concreto, como qualquer outra matéria-prima – como o cimento e os agregados – e pronto, a mágica está feita! Essa, porém, é uma das vantagens do chamado Concreto Reforçado com Fibras (CRF).
Outra vantagem, que você precisa saber, muito apontada por estudos é que o uso de fibras exerce um melhor controle sobre o nível de fissuração dos elementos e tem menos tendência à corrosão que os vergalhões convencionais. Incrível, não? Na prática, esse benefício garante uma durabilidade muito superior ao sistema convencional de reforço.
A fibra acaba se transformando numa espécie de armadura em todo o volume da peça de concreto. Atualmente, o seu uso está sendo bem explorado em tubos de concreto para água pluvial e esgotos sanitários, além de pavimentos industriais, revestimentos de túneis e na construção de pátios para aeronaves.
TIPOS DE FIBRAS PARA CONCRETO
Existem vários tipos de fibras para adição em concreto que atendem a diversas necessidades as quais você possa imaginar. A finalidade e o local da aplicação é que vão ditar a escolha de um determinado tipo de material usado na adição. Hoje, no mercado, são encontrados os seguintes tipos: polipropileno, aço, sintético, vidro, nylon, poliéster, carbono, celulose, amianto, sisal e até fibras vegetais. Nos próximos post vamos explicar um pouco mais sobre os tipos mais usados no Brasil.
MAS O QUE DE FATO É O CONCRETO?
É um material criado pelo ser humano semelhante a uma rocha. Sua composição inclui a mistura do cimento (que funciona como aglomerante), água, pedras britadas (agregado graúdo), areia (agregado miúdo), e outros materiais aditivos usados conforme a finalidade do concreto que está sendo criado.
O concreto tem vários tipos que podem ser usados na construção civil, alterando método de aplicação, custo, resistência e outras características. Entre os principais tipos estão: convencional, bombeável, pesado, projetado, autoadensável, submerso, usinado, armado e pré-moldado.
SIBRAPE FUNDAÇÕES
A SIBRAPE FUNDAÇÕES possui laboratório próprio para controle tecnológico do concreto e vem empregando as vantagens das fibras para entregar fundações ainda mais resistentes e seguras. Saiba mais sobre o nosso carro-chefe – a FUNDAÇÃO COMPLETA