IMPERMEABILIZAÇÃO EXIGE PESSOAL TREINADO

Vedacit ministrando curso sobre impermeabilização para profissionais da Sibrape

Impermeabilização de obra exige, sim, pessoal treinado, algo muito em falta no Brasil. Esse, inclusive, é um dos problemas mais comuns na construção civil. Por ainda não ser um sistema que já tenha se consolidado entre os profissionais, o seu processo de execução acaba sendo subestimado, resultando em diversos problemas futuros.

Infelizmente, a impermeabilização na fundação da obra é vista por alguns trabalhadores como algo caro e desnecessário. E por esse motivo pouco se investe na qualificação do pessoal para executar o trabalho com eficácia. O problema é que essa deficiência é responsável por 90% das falhas ligadas à impermeabilização, contra 10% em relação à qualidade dos materiais usados, segundo levantamentos feitos pelo mercado da construção civil.

Mas essa dificuldade não é exclusiva da impermeabilização. O mercado como um todo carece de mão de obra qualificada. Um levantamento recente feito pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), cerca de 77% das empresas têm dificuldade em recrutar profissionais. Entre os motivos apontados, estão profissionais pouco disponíveis, trabalhadores sem qualificação no setor (59,81% das reclamaram dessa questão) e valor cobrado pelo serviço acima da média.

FALHAS CAUSADAS PELA FALTA DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA EM IMPERMEABILIZAÇÃO

A falta de mão de obra qualificada na execução de um sistema de impermeabilização pode acarretar em diversas falhas que comprometerão a qualidade da obra, além de gastos extras com reparos. Entre as mais comuns, estão:

1 NÃO SEGUIR INSTRUÇÕES DO FORNECEDOR

Há vários tipos de impermeabilizantes no mercado e cada um deles tem características e formas de aplicação diferentes. Portanto, erros nesse processo são comuns, principalmente aqueles que têm execuções simples.

2 DESCUIDO NA PROTEÇÃO DA IMPERMEABILIZAÇÃO

Todo cuidado é pouco para impedir danos no impermeabilizante, principalmente nas mantas asfálticas, durante a sua aplicação. 

3 PREPARAÇÃO INCORRETA DO SUBSTRATO

Independentemente do produto escolhido, se houver falha na preparação do subsolo, a impermeabilização pode ser afetada drasticamente. Erros dessa natureza geralmente envolvem profissionais sem qualificação para o trabalho. 

IMPERMEABILIZAÇÃO MAL FEITA PODE CUSTAR ATÉ DEZ VEZES MAIS

Isso mesmo! Um projeto bem feito de impermeabilização representa, em média, apenas de 1% a 3% do custo total da obra, incluindo projeto, consultoria, fiscalização, execução e materiais.

Mas quando há falhas de qualidade técnica, sua obra pode encarecer em 10% a 15%, além das dores de cabeça que poderiam ser evitadas. E pior: em alguns casos, os danos são irreparáveis.

Portanto, muita atenção nessa etapa da obra, e jamais encare a impermeabilização como um serviço adicional. Lembre-se: Impermeabilização na fundação é uma etapa extremamente importante para o sucesso do seu projeto!

PESSOAL TREINADO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO É FUNDAMENTAL

Investir em profissionais qualificados para a execução dos projetos é tão importante (ou até mais) quanto fornecer produtos de alta qualidade. Sem o conhecimento da técnica e dos cuidados necessários para a realização do trabalho há sempre o risco de falhas, por melhor que sejam os produtos usados. É por isso que a Sibrape Fundações está constantemente realizando treinamentos entre seus colaboradores. A intenção é de que todo o processo de impermeabilização da fundação de uma obra seja concluído com perfeição, livre de possíveis falhas.