O QUE ACONTECE SE A TERRAPLANAGEM FOR MALFEITA?

Grupo Sibrape fazendo terraplanagem

Você sabia que terraplanagem malfeita pode comprometer todo o resultado do seu projeto? Isso mesmo, pois antes que a fundação da sua obra comece de fato, é necessário passar por algumas etapas essenciais para que tudo ocorra da melhor forma possível. Uma dessas etapas é a terraplanagem. Mas você sabe o que de fato é a terraplanagem?

A terraplanagem tem como principal função retirar detritos e tornar um terreno plano. Ou seja, o trabalho consiste na retirada de terra de uma parte mais alta do terreno para ser depositada na parte mais baixa. Na teoria, parece tudo simples e fácil, não é mesmo? Porém, a realidade é bem diferente. Só para você ter uma ideia, cada pedacinho de terra removido precisa ter sido antes muito bem calculado. Ou seja, tudo é feito por meio de uma apuração rigorosa que mede a quantidade de terra a ser retirada (corte) e depositada (aterro).

Mas a terraplanagem só é realizada mesmo depois de uma avaliação detalhada da área – a topografia do terreno. Isto é, o trabalho de terraplanagem começa somente depois que o resultado do estudo topográfico, que deve ser feito por um topógrafo, apontar sua necessidade. E a duração do serviço pode levar dias ou até meses, dependendo da complexidade da obra e das condições do local.

Etapas da terraplanagem

No entanto, a terraplanagem exige o cumprimento de algumas etapas. Dependendo das condições do terreno, podem ser necessários os seguintes procedimentos. São eles:

Escavação: quando há a necessidade de remover uma grande quantidade de terra do local.

Destocamento: retirada de árvores ou plantas em excesso.

Drenagem:  remoção de água.

Aterramento: se o terreno tem pouca terra, há a necessidade de depositar mais terra para suprir essa falta.

Demolição ou remoção: retirada de edifícios em ruína e restos de construções do local.

Compactação do solo: técnica que torna o solo mais denso e com volume reduzido, melhorando suas características de resistência, deformabilidade e permeabilidade. É feita de forma manual ou mecânica.

Consequências da terraplanagem malfeita

Uma terraplanagem malfeita traz problemas a curto e longo prazo.

Curto Prazo

Deslizamentos de terra e rachaduras

Longo Prazo

Consequências graves em todo o entorno da obra, como problemas na rede de drenagem e possíveis enchentes, além de morte da fauna e flora.

Para que você não precise se preocupar com essa etapa e com todas as outras fases da fundação da sua obra, o GRUPO SIBRAPE cuida de tudo! É a FUNDAÇÃO COMPLETA. Saiba mais aqui.

Para conhecer melhor nossa empresa e nosso produto, assista o vídeo abaixo: