TIPOS DE FUNDAÇÃO PARA CASAS

fundação de uma obra

Há vários tipos de fundação para casa, e essa escolha é muito importante para o seu projeto. A fundação é a primeira e mais importante etapa na construção do seu imóvel. Portanto, fazer a escolha certa do tipo de fundação da sua obra é o que vai determinar o sucesso do projeto e evitar prejuízos gigantescos. Mas todo o cuidado possível nessa hora é essencial!

A fundação é o início de uma construção, e erros nessa etapa podem arruinar todo o projeto. É a fundação que vai transmitir toda a carga de uma edificação ao solo. Ela é a base, o alicerce, o que manterá sua obra em pé, segura e forte, livre de rupturas ao decorrer do tempo. Ou seja, a fundação é a parte mais importante de uma construção.

COMO ESCOLHER O TIPO DE FUNDAÇÃO

Agora que você compreendeu a importância de uma fundação bem feita e certeira, precisa saber como deve ser feita essa definição.

A primeira coisa que você deve fazer é escolher um profissional ou uma empresa que tenha entendimento profundo e qualificado sobre fundação, além de experiência. Quem define o tipo certo de fundação de uma obra é o engenheiro projetista. Ele incluirá essas informações em um projeto estrutural.

Mas o arquiteto também precisa saber qual é a fundação perfeita para cada tipo de solo, pois essa estrutura acaba influenciando diretamente todo o projeto arquitetônico. Portanto, a decisão do engenheiro sobre a fundação é importantíssima e deve ter a participação do arquiteto e a sua, é claro.

Essa decisão, geralmente, envolve 3 fatores: 1. carga do imóvel. 2 nível do lençol freático. 3 geotécnica do solo.

DIFERENTES TIPOS DE FUNDAÇÃO

Para saber qual é o tipo ideal de fundação da sua obra primeiro é preciso conhecer quais são eles. Basicamente, existem apenas dois tipos de fundação: as superficiais e as profundas.

TIPOS DE FUNDAÇÃO SUPERFICIAL

São fundações mais rasas que não ultrapassam 3 metros de profundidade. O custo de execução é baixo porque há um menor consumo de material e necessidade de maquinário. As fundações superficiais se dividem em 4 principais tipos: