Topografia do terreno é necessária?
Para entender se a Topografia do Terreno é necessária ou não, primeiro você precisa saber melhor tudo o que envolve essa atividade.
A Topografia é a ciência que estuda todas as características de um terreno, dimensões, possíveis desníveis, existências de acidentes geográficos naturais (lagos, rios, montanhas, vales etc) ou artificiais (como pontes, plantações, dutos etc).
É esse estudo que vai apontar a presença de obstáculos na área onde a obra será construída, como grandes árvores ou rochas. Ou seja, a topografia verifica a necessidade de terraplanagem, remoção de dutos, transposição de árvores e licenciamento ambiental etc. Além disso, também serve para garantir a veracidade das informações presentes na escritura do lote.
O estudo topográfico coleta informações como limites entre terrenos, confrontantes, localização, amarração, posicionamento etc. Todas essas informações são essenciais para a elaboração do projeto arquitetônico da obra.
A falta do estudo topográfico pode resultar em diversos problemas, como erros graves no projeto arquitetônico, remoção de terra inadequada, desperdícios de material, desrespeito às leis vigentes, entre outros.
Agora você já deve ter entendido que a Topografia é, sim, uma etapa fundamental para dar início ao seu projeto. Sem ela, você pode ter prejuízos gigantescos, acidentes e muita dor de cabeça.
Quem faz o estudo topográfico?
O estudo topográfico é feito por um topógrafo, que deve ter a formação acadêmica ou técnica em Agrimensura. Esse profissional vai elaborar um projeto com todas as informações necessárias sobre o terreno, seguindo os métodos da topografia. Entre as atividades do topógrafo, estão: levantamento topográfico, demarcação de obras, demarcação de loteamento, análise de terraplanagem e marcação de rede de água/esgoto.
É importante mencionar que arquitetos e engenheiros também podem exercer a topografia, pois trata-se de uma área regida pelo CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).
Tipos de topografia de terreno
Há 3 tipos de levantamento topográfico, confira:
PLANIMÉTRICO
Faz as medições planas de um terreno e calcula distâncias entre ponto e tamanho da área.
ALTIMÉTRICO
Calcula relevos naturais ou artificiais encontrados no terreno.
PLANIALTIMÉTRICO
É a junção dos dois tipos em um só. Ou seja, é um levantamento completo, que traz descrições tanto das alturas e elevações do terreno quanto das projeções horizontais.
Equipamentos usados na Topografia do terreno
Taqueômetro: mede ângulos horizontais, verticais e as distâncias lineares de um terreno.
Teodolito: mede ângulos verticais e horizontais.
Nível topográfico: é uma versão mais simples que o Teodolito. Determina desníveis entre pontos. É também chamado de nível óptico ou equialtímetro.
Lasers-scaners: mais sofisticado, é capaz de realizar um levantamento topográfico planialtimétrico. Ele fornece uma nuvem de pontos com coordenadas tridimensionais da área mapeada.
Drones: muito usado na construção civil, os drones são hoje grandes aliados dos topógrafos, pois facilitam a captação de imagens e mapeamento da área.
Para que você não precise se preocupar com essa etapa e com todas as outras fases da fundação da sua obra, o GRUPO SIBRAPE cuida de tudo! É a FUNDAÇÃO COMPLETA. Saiba mais aqui.
Para conhecer melhor nossa empresa e nosso produto, assista o vídeo abaixo: